Monday, September 6, 2010

DICAS PARA VOCÊ “ARRASAR” NAS FOTOS DO SEU DIA




Por que algumas fotos de casamentos não ficaram boas? Para ajudar na resposta, relatamos abaixo alguns cuidados que poderão facilitar parte do trabalho do fotógrafo, e melhorar o resultado final.


PENTEADOS: Seja prudente: Cautela com spray de brilho, pois a movimentação natural costuma lançar partículas sobre o rosto causando reflexos. Dê, também, preferência para penteados que não lancem o cabelo sobre a testa ou áreas laterais do rosto(topetes/mexas/trancinhas), pois o binômio “beijo” e intempéries (vento) poderão acentuar SOMBRAS sobre o rosto.

CÍLIOS POSTIÇOS: quanto mais longos mais inadequados, pois a mistura com o suor e nervosismo do dia, poderão provocar as famosas “piscadas” cujo resultado será de fotos com “olhos fechados ou entreabertos” .

MAQUILAGEM/BATON: Você sabe que estamos na era da Fotografia Digital. Certo? As fotos, agora, são feitas por câmeras digitais, portanto, ao se maquilar, se possível, use produtos opacos, ao invés dos brilhantes, pois a linguagem Digital acentua o brilho e a cor, e você precisa ter uma harmonia entre a roupa e o brilho do seu rosto, não destacando em demasia um ou outro, principalmente pequenos e indesejáveis reflexos. Carregar/acentuar, também, em demasia os contornos” é uma solução não aconselhável, pois o suor e lágrimas poderão causar manchas, reações alérgicas, ou reflexos, piscadelas. Enfim, opte por maquilagem suave, opaca, e resistente à temperatura.

OLHOS VERMELHOS: Uma pessoa tensa provoca intensa circulação sangüínea na região da retina; e a luz do flash ao atravessar esta camada poderá realçar a cor vermelha do sangue e imprimi-la na fotografia. Outra possibilidade é o uso de lentes de contatos, que podem aumentar a chance de olhos vermelhos e reflexos(não se sabe muito bem a razão). Evite o seu uso, todavia, se usá-la, avise o fotógrafo, que se for experiente atenuará esse tipo de problema, evitando a correção por via digital, que nem sempre é a melhor opção.

APARELHOS ORTODONTICOS: o uso vai provocar reflexos e possíveis fotos “incomodas” que você não vai querer colocar no álbum (principalmente sorrisos e beijos). Remova-os no dia anterior ao seu casamento.

ROUPAS/TECIDOS: dê preferência por tecidos “não acetinados”. Além de marcarem detalhes do corpo com maior intensidade, poderão, durante a sessão fotográfica, dar a “falsa” impressão de medidas maiores.Um noivo ou padrinho com roupa “bem” clara, ou com tecidos acetinados próximo da gravata, ou madrinha com tecido brilhante pode ocasionar reflexos, principalmente sobre a pele. Uma noiva que queira aparecer com uma “silhueta esbelta” deve evitar tecidos acetinados ou com brilho na saia. Em casamento de dia, ao ar livre, “NEM PENSAR” !

NA ENTRADA: valorize o momento, é único, é para ser lembrada a vida inteira; “curta” a música, olhe para frente e sorria naturalmente, ande devagar, dê tempo para o fotógrafo e cinegrafista. Escolha daminhas e/ou pajens não muito pequenos(aconselha-se que tenham mais que cinco anos de idade).

TROCA DE ALIANÇAS: Pegue a mão de seu(sua) parceiro(a) por baixo, pelo punho. Estenda a mão na direção de quem vai colocar a aliança e levante levemente os dedos. Isto facilitará a vida de quem filma ou fotografa, pois algumas vezes o oficiante “atrapalha” um pouco a visualização de quem está trabalhando, e dessa forma fica mais fácil “pegar ângulo”.

MESA DO BOLO: Não a faça um PENDURICALHO, tenha em mente que a altura de uma mesa é de cerca de 80 cm, e se a decoração, ou o bolo, tiver mais de 70 cm de altura provavelmente haverá dificuldade na visualização de padrinhos e madrinhas. A solução, então, será fotografar em outro lugar.

SITUAÇÕES FAMILIARES: existindo pais divorciados (principalmente se casaram novamente), filhos/enteados etc., peça à cerimonialista para informar “antecipadamente” ao fotógrafo, principalmente antes das entradas no ambiente da cerimônia. Isso evita que algumas pessoas importantes fiquem fora das fotos.


créditos: EDWARD | FOTÓGRAFO AUTORAL

No comments:

Post a Comment